Pesquisas

Conheça aqui as pesquisas concluídas desde a criação do grupo Literatura e Educação.

 

PROJETOS "GUARDA-CHUVA" (projetos gerais, aos quais se vinculam os projetos específicos de cada pesquisador)

ATUAIS

2020 - Atual: Educação literária: fundamentos filosóficos, políticas públicas e processos de ensino e aprendizagem (10551/2020 - PRPPG/Ufes)

Dedica-se ao estudo das relações entre Literatura e Educação no contemporâneo, com atenção especial a três eixos: I) a fundamentação filosófica haurida à tradição materialista histórico e dialética; II) o gesto perscrutativo de políticas públicas locais, nacionais e internacionais; e, enfim, III) a compreensão/o desvelamento, a interpelação e, eventualmente, a proposição de processos de ensino e aprendizagem atinentes aos conteúdos e conhecimentos literários, tanto em instituições de educação básica quanto instituições de ensino superior.

Objetivos:

- Compreender o materialismo histórico e dialético em seu movimento, incorporando e inter-relacionando autores, obras e noções-chave, ainda que divergentes, no que for concernente às relações entre Literatura e Educação e, portanto, aos campos Artístico/Literário e Científico/Pedagógico;

- Perscrutar políticas públicas propostas ou vigentes no século XXI relativas: a) ao livro, à leitura e à literatura; b) à formação de professores de língua e literatura e à prática pedagógica de tais profissionais; c) ao(s) currículo(s) dos cursos e programas de formação docente e dos diferentes níveis de educação básica, no que concerne aos conhecimentos e conteúdos linguísticos e literários; d) às políticas, instrumentos e práticas de avaliação no atinentes ao desenvolvimento de capacidades linguísticas e literárias; e) à gestão cultural e educacional, nos aspectos que dizem respeito às relações entre literatura e educação;

- Compreender/desvelar, interpelar e, eventualmente, propor processos de ensino e aprendizagem da Literatura, da educação infantil ao ensino superior;

- Aprofundar e adensar a capacidade crítica e propositiva de pesquisadores no que tange à Educação Literária e às esferas artísticas, científicas e filosóficas.

 

2018 - Atual: A constituição da educação literária no Brasil contemporâneo (8990/2018 - PRPPG/Ufes)

Visa a compreender o processo de constituição do campo "Educação Literária" no Brasil contemporâneo (posterior à redemocratização), identificando correntes teórico-metodológicas, vinculações político-ideológicas, práticas/práxis pedagógicas, produções literárias, premiações, programas públicos e estudiosos decisivos no processo. Opta pelas contribuições teórico-metodológicas da Filosofia Enunciativo-Discursiva da Linguagem (Círculo de Bakhtin), sem, contudo, ignorar as contribuições decisivas de outros autores. Para a consecução de seus propósitos, articula produção e estudo crítico de dados produzidos/coletados a partir de: a) documentos oficiais da educação; b) periódicos científicos; c) dissertações e teses; d) registros oficiais de grupos de pesquisa; e) textos literários; f) materiais pedagógicos; g) pesquisa de campo.

FINALIZADOS

2015 - 2020: Literatura e Educação - entre livros, leituras e leitores (6456/2015 - PRPPG Ufes)

2015 - 2016: Escola e(m) Drummond: Literatura, História e Educação (Contemplado com bolsa PNPD/Capes, junto à UFG - realizado pela coordenadora, com a participação de bolsista de IC)

2014 - 2018: Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação docente (Contemplado pela Capes no âmbito do programa Procad -  cooperação acadêmica entre Ufes, Unesp e UPF)

2014 - 2015: Literatura, História e Educação: estudo das relações entre livros, leitura, leitores e literatura (5470/2014 - PRPPG Ufes)

2013 - 2014: Ensino de literatura e leitura literária na escola e na universidade: cultura, história e memória no Espírito Santo (1985 - 2010) (4391/2013 - PRPPG Ufes)

2012 - 2013: Leitura, literatura e materiais didáticos no Espírito Santo: uma história a partir de múltiplos objetos culturais escritos (3358/2012 - PRPPG Ufes)

2011 - 2013: As disciplinas voltadas à formação do professor de Língua Portuguesa no Espírito Santo: abordagens de leitura, da literatura e dos materiais didáticos nas licenciaturas em Letras e Pedagogia (2454/2011 - PRPPG Ufes)

 

PROJETOS DE PESQUISA ESPECÍFICOS, CONCLUÍDOS, DEFENDIDOS E APROVADOS

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO

Ana Karen Costa Batista. Leitura e formação do professor-leitor: levantamento de dissertações e teses publicadas no Portal da Capes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Ludimila Paganini Fraga. Oficina de leitura de poesia no contexto de uma turma de ensino fundamental I de uma escola pública de Vitória (ES). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Juliana Sampaio da Silva. Chapeuzinho Vermelho e Chapeuzinho Amarelo: o que dizem as crianças?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Ana Cíntia Alves; Sarana Lellis. Práticas de leituras literárias em turmas de 3º e 5º anos de uma escola da rede municipal de Vitória (ES). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Rovena Teixeira Libardi. Leitura literária em um CMEI da Prefeitura de Vitória (ES). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Josineia Sousa da Silva. Dos documentos oficiais dos cursos de Letras e Pedagogia: leitura, literatura e material didático. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Anna Catharina Izoton Alves Mariano. Destrua este diário: uma tênue linha entre criatividade e adestramento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Suziane Evaristo. Leitura em documentos oficiais na educação infantil e anos iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Camila dos Reis. Literatura de autoria feminina no livro didático. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Fernanda Evaristo. Literatura no processo de alfabetização: relato de uma experiência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Lorena Bezerra Vieira. Direito à literatura: do faz de conta ao faz acontecer. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Kelita Rasch Loureiro. Por uma literatura lúdica: modos de ação e intervenção. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Aline Roncete Deorce; Júlia Deorce. Apropriações da literatura no livro didático das séries iniciais: a coleção Porta Aberta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Nádia Cecco Spinassé. O despertar para a literatura na educação infantil: teorias e métodos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Ana Paula Adão; Lúcia Oliveira; Maria do Socorro. Literatura e infâncias: uma experiência na biblioteca da Criarte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Gleisiane Leão; Thialy Deprá. A leitura em sala de aula: concepções e apropriações de professoras em um Centro Municipal de Educação Infantil em Vitória (ES). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Laís Pratti. Uma análise de atividades propostas a partir de leituras literárias na coleção didática Porta Aberta (1º ano). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Stéfany de Souza. Crinquinim, a puxada do mastro e o convento da Penha: análise das representações de identidades culturais capixabas na literatura infanto-juvenil de Reinaldo Santos Neves, Luiz Guilherme Santos Neves e Renato Pacheco. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Daiani Pignaton Souza Silva. A literatura no livro didático de ensino fundamental: a coleção Para viver juntos (6º e 7º anos). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Kíssia Rochesso Giorizzatto; Raphaela Sales Pereira. A literatura na educação infantil: análises de obras e sugestões de intervenção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Amaralina Velame Felipe; Suellen Almeida Libânio. A prática da leitura literária em espaços não escolares: descobrindo o prazer do texto em uma obra social na Grande Vitória. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Alini Bertoldi;Amanda Camizão;Daiany Rosa;Emanoelle Ferreira. Literatura no processo de alfabetização: do despertar na educação infantil à prática no ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Monick Pereira de Araujo dos Santos. Os gêneros jornalísticos presentes no Jornal da Criança e do Adolescente e a formação do leitor crítico. 2019. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Josineia Sousa da Silva. Memória escolar na literatura brasileira: uma história do presente. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Língua Portuguesa e Literatu) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Monick Pereira de Araújo dos Santos. Questões teóricas, formativas, políticas sobre a leitura literária e sua prática em contextos educacionais: um mapeamento de pesquisas. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Taiga Bertolani Scaramussa. Leia Mulheres: literatura, feminino e feminismo. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Maria Fernanda Brito de Araújo. Leitura na licenciatura em Letras da Ufes. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Língua Portuguesa e Literatu) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Vivian Jaciara Viana. Leituras na licenciatura em Pedagogia na Ufes. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Ana Karen Costa Batista. Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação docente em Letras. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Tallita Braga Plaster. Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação docente em Pedagogia. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Josineia Sousa da Siva. Éramos Seis: relações entre livro, leitura, leitores e literatura. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Josineia Sousa da Silva. As disciplinas voltadas à formação do professor de Língua Portuguesa no Espírito Santo: abordagens de leitura, da literatura e dos materiais didáticos nas licenciaturas em Letras e Pedagogia (2454/2011 - PRPPG Ufes). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Ana Cintia Alves Machado. Ensino de literatura e leitura literária nas séries/anos iniciais: cultura, história e memória no Espírito Santo (1985 ? 2010). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Ana Cristina Alvarenga de Souza. Ensino de literatura e leitura literária no 2º Grau/Ensino Médio: cultura, história e memória no Espírito Santo (1985 ? 2010). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Daiane Francis Fernandes Ferreira. A influência cultural da literatura produzida em língua estrangeira/língua adicional na formação do leitor juvenil. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Ana Cristina Alvarenga de Souza. Educação Literária no Ensino Fundamental à luz da pesquisa-ação. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Daiani Francis Fernandes Ferreira. Ensino de literatura e leitura literária na Universidade Federal do Espírito Santo (1985 - 2010). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Espírito Santo, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Anna Catharina Izoton Alves Mariano. O gênero dramático em livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Daiane Francis. A literatura estrangeira em livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Sérgio Alves de Novais. Leitura, literatura e materiais didáticos em documentos oficiais e em relatórios de estágio da licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal do Espírito Santo. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Anna Catharina Izoton Alves Mariano. O Projeto Político-Pedagógico, a Matriz Curricular e o Ementário da licenciatura em Letras-Português na UFES: abordagens da leitura, da literatura e dos materiais didáticos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundo de Apoio à Ciência e à Tecnologia. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Sérgio Alves de Novais. Os Planos de Curso da licenciatura em Letras-Português na UFES: abordagens da leitura, da literatura e dos materiais didáticos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português-Francês) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Adriana Falqueto Lemos. O Projeto Político-Pedagógico, a Matriz Curricular e o Ementário da licenciatura em Pedagogia na UFES: abordagens da leitura, da literatura e dos materiais didáticos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Inglês) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

MESTRADO 

Tomaz Musso de Almeida Pinto. A poesia possível: Leitura e escrita poéticas como caminhos para uma prática educativa emancipadora. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Fabiana Monnerat de Melo. Entre palavras, laços e redes: uma leitura de polêmicas e censuras à literatura infantil no Brasil contemporâneo, suscitadas a partir das redes sociais. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Danilo Fernandes Sampaio de Souza. Literatura juvenil premiada: diálogos entre pesquisas acadêmicas, crítica especializada, escola e adolescentes leitores. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Daiane Francis Fernandes Ferreira. Literatura infantil e pensamento crítico: um estudo sobre contos maravilhosos em livros didáticos da década de 1950 à contemporaneidade. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Ravena Brazil Vinter. (Não) leituras de obras literárias em contexto escolar: um estudo de caso a partir de versão integral e adaptações de "O Cortiço", de Aluísio Azevedo. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Rafaela Skárlaty Lócio Dantas. Infância e Drummond: uma leitura das obras infantis. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Rossanna dos Santos Santana Rubim. Leitura literária de alunos do campus São Mateus do Instituto Federal do Espírito Santo frente às tecnologias de informação e comunicação contemporâneas. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Sandrina Wandel Rei. O trabalho pedagógico com a leitura nas séries finais do ensino fundamental no município de Pinheiros. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Rosana Dias Carvalho. Práticas e representações de leitura literária no IFES/Alegre: uma história com rosto e voz. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Adriana Falqueto Lemos. Literatura, videogames e leitura: intersemiose e multidisciplinaridade. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Héber Ferreira de Souza. Apropriações do livro didático de literatura: um diálogo com professores e alunos. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Mariana Passos Ramalhete Guerra. O leitor e a literatura juvenil: um diálogo entre os prêmios literários Jabuti e FNLIJ e o Programa Nacional Biblioteca da Escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Arnon Tragino. Livros, leituras e leitores: a literatura do Espírito Santo no vestibular da Ufes. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Lorena Bezerra Vieira. Literatura nos anos iniciais do ensino fundamental: documentos oficiais e discursos docentes do município de Serra (ES). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

DOUTORADO

Arnon Tragino. Listas literárias: um estudo sobre as indicações da literatura brasileira. 2020. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Êudma Poliana Medeiros Elisbon. A mulher e o feminino em livros didáticos contemporâneos de literatura para o ensino médio. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Mariana Passos Ramalhete. A leitura literária em programas governamentais de formação de professores alfabetizadores no início do século XXI (2001-2018). 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientadora: Cleonara Maria Schwartz.

Ronis Faria de Souza. O habitus do leitor literário: o professor de Língua Portuguesa da rede estadual do Espírito Santo. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientadora: Adelia Maria Miglievich Ribeiro. Coorientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Arlene Batista da Silva. Literatura em libras e educação literária de surdos: um estudo da coleção Educação de Surdos e de vídeos literários em libras compartilhados na internet. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Ivana Esteves Passos de Oliveira. A literatura infantil no Espírito Santo no século XXI e o desvelar do autor-divulgador e distribuidor. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Anexo(s): 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910