CLUBE DE LEITURA "PESTES, EPIDEMIAS E PANDEMIAS"

A Ufes, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prograd), lançou um edital de enfrentamento à CoVid-19. A professora Maria Amélia Dalvi, coordenadora do grupo de pesquisa Literatura e Educação, concorreu ao edital com a proposta de um "Clube de leitura literária de obras que tematizam pestes, epidemias e pandemias". O projeto foi contemplado, tendo sido posteriormente aprovado também pelo Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e submetido a registro na Proex, com o nº. 1697/2020".

A participação é livre e gratuita; a atividade é para pessoas acima de 12 anos e não requer grau de escolarização, sendo esperada tão-somente a leitura dos livros programados e a frequência aos encontros (que poderão ser presenciais, ou por meio de plataforma de WebConferência, ou, ainda, num formato misto, a depender das condições). Serão lidas e discutidas pelos participantes ao menos 4 dentre as seguintes obras: 1) A dança da morte (King); 2) A máscara da morte rubra (Poe); 3) A peste (Camus); 4) Ensaio sobre a cegueira (Saramago); 5) Nêmesis (Roth); 6) O amor nos tempos do cólera (García Marquez); 7) O último homem (Shelley); 8) Um Ano de Milagres (Brooks); 9) Um diário do ano da peste (Defoe).

Um dos desdobramentos do isolamento social necessário ao enfrentamento à pandemia de coronavírus é a potencialização de emoções como angústia, ansiedade, fragilidade, insegurança, medo. As explicações científicas, por mais qualificadas que sejam, não são bastantes para atuar no entendimento e na elaboração das emoções humanas, e nem fornecem todas as respostas demandadas pela complexidade existencial. A literatura – como saber específico que supera a dualidade objetividade & subjetividade e razão & sensibilidade (DELLA FONTE, 2020), na condição fator indispensável de humanização presente em todas as sociedades em quaisquer épocas (CANDIDO, 2004) – pode contribuir substancialmente com a compreensão e a elaboração das emoções humanas, pela mediação provida por um discurso organizado, uma materialidade objetivada, tal como se dá na obra de arte e tal como se dá no processo de discussão em grupo a respeito dessa obra de arte e do processo de leitura vivenciado.

As inscrições dos interessados ocorrerão até 19 de junho de 2020 por meio do link https://bit.ly/3da7x9R. Após o fim das inscrições, serão divulgados os seguintes dados:

I. quais dos 4 livros, entre os 9 sugeridos, serão lidos e discutidos no clube;

II. quais os dias e horários dos encontros mensais atendem a maioria dos interessados, entre as possibilidades ofertadas no formulário de inscrição;

e, considerando que a proposta de um clube de leitura prevê um número limitado de participantes, a depender da manifestação de interessados, divulgaremos os selecionados.

Os encontros ocorrerão mensalmente entre julho e novembro, com mediação da professora Maria Amélia Dalvi (DLCE/CE/UFES).