XIV Colóquio de Leitura, Literatura e Educação

O Grupo de Pesquisa Literatura e Educação convida para seu XIV Colóquio de Leitura, Literatura e Educação, a ocorrer no dia 02 de dezembro de 2023, de 9h às 12h, no campus de Goiabeiras da Ufes, com a seguinte programação:

9h Recepção dos Participantes e Abertura do Evento

9h15 às 10h Palestra de Abertura e perguntas - Prof. Dr. Danglei de Castro Pereira (UnB);

XIV Colóquio de Leitura, Literatura e Educação

O Grupo de Pesquisa Literatura e Educação convida para seu XIV Colóquio de Leitura, Literatura e Educação, a ocorrer no dia 02 de dezembro de 2023, de 9h às 12h, com a seguinte programação:

9h Recepção dos Participantes e Abertura do Evento

10h às 10h45 Exposição de resultados de pesquisa e debate - Prof.ª Mestranda Rebecca de Araujo Ribeiro (Sedu - ES / PPG Letras - Ufes): "Deparando-se com a morte: considerações acerca da morte na literatura infantil e juvenil brasileira";

Publicados dois novos livros produzidos pelo grupo (download gratuito)

Foram publicados, neste ano, até o momento, dois novos livros produzidos pelo grupo de pesquisa Literatura e Educação.

O primeiro é fruto da pesquisa Procad/Capes e dedica-se ao que leem os estudantes das licenciaturas em Letras e Pedagogia. Intitula-se Nenhuma teoria, nenhuma fantasia? Estudos sobre o que leem os estudantes da licenciaturas em Letras e Pedagogia (organização de Maria Amélia Dalvi).

Solidariedade aos pedidos para que a vaga decorrente do falecimento da professora Jurema José de Oliveira seja rediscutida

Recentemente, por diversos meios, os integrantes do grupo de pesquisa Literatura e Educação, sediado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tomamos conhecimento da decisão do Departamento de Línguas e Letras (DLL), de nossa instituição, de ceder a vaga decorrente do falecimento da professora Jurema José de Oliveira, em outubro deste ano (2022), para a área de língua francesa.

XIII Colóquio de Leitura, Literatura e Educação

Temos a alegria de divulgar a realização do XIII Colóquio de Leitura, Literatura e Educação, organizado pelo Grupo de Pesquisa Literatura e Educação. Trata-se de um momento de compartilhamento e debates sobre os resultados de pesquisa desenvolvidas pelos integrantes do grupo.

29 de outubro de 2022, de 9h às 13h
9h Credenciamento, boas-vindas e abertura do evento

Inscrições abertas para grupo de estudos Literatura e Educação

Estão abertas as inscrições para participação no grupo de estudos Literatura e Educação (edição 2022).

O grupo se reúne todos os sábados (exceto o último sábado de cada mês), de 9h30 às 10h30, pelo Google Meet.

Publicado 11º texto da série Literatura e Educação

Foi publicado o penúltimo texto da série Literatura & Educação, fruto da parceria de nosso grupo de estudos com a Revista Voz da Literatura:

As adaptações dos clássicos literários e o desafio de formar leitores na escola pública, por Ravena Brazil Vinter.

Link de acesso ao texto: https://www.vozdaliteratura.com/post/as-adapta%C3%A7%C3%B5es-dos-cl%C3%A....

Divulgação de 10º artigo da série Literatura e Educação

Compartilhamos a publicação de mais um artigo da série Literatura & Educação, fruto de nossa parceria com a revista Voz da Literatura.

Publicados 8º e 9º textos da série Literatura e Educação

Informamos, com alegria, a publicação do 8º (Apontamentos sobre a literatura no Exame Nacional do Ensino Médio à luz de uma educação humanizadora, de Rosana Carvalho Dias Valtão) e do 9º (Censura e silenciamento em casa e na escola: as polêmicas envolvendo obras literárias para crianças, de Fabiana Monnerat de Melo) textos da série Literatura e Educação, na revista Voz da Literatura. Parabenizamos e agradecemos às colegas pelas ótimas contribuições!

Participação do grupo de pesquisa no Fórum de Educação do CE/UFES 2021

Nosso grupo de pesquisa se apresentará ao público, durante o Fórum de Educação 2021, em 19 de novembro, de 10h às 12h.

SALA 01 – https://meet.google.com/sbr-fzef-sxx

1)  LitERÊtura - Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias - Coordenadora: Profª. Drª. Débora Cristina de Araujo