EVENTO NA UFES - LITERATURA INFANTIL E JUVENIL

Começa amanhã o XX Congresso de Estudos Literários, o X Colóquio de Leitura, Literatura e Educação e o II Congresso de Libras, organizados, respectivamente, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, pelo Grupo de Pesquisa Literatura e Educação e pelo curso de bacharelado Letras-Libras. O tema geral é LITERATURA INFANTIL E JUVENIL. A programação completa está disponível em http://www.eventos.ufes.br/cel/xxcel ou http://www.letras.ufes.br/sites/letras.ufes.br/files/field/anexo/program....

No dia 30/08/2018, na conferência de abertura no turno matutino, no Auditório do IC-2, Francisco Aurelio Ribeiro falará, com mediação de Rafaela Scardino (UFES), sobre a Literatura Infantil produzida pela escritora feminista Haydée Nicolussi, que foi uma das responsáveis pela modernização da produção literária para crianças no contexto do Espírito Santo. Na mesa-redonda da noite, com mediação de Camila David Dalvi (IFES), Gabriela Rodella (UFSB) falará sobre experiências literárias em contexto escolar nos anos iniciais do ensino fundamental e Fabiane Verardi Burlamaque (UPF) falará sobre a formação de leitores de literatura infantil no contexto da Jornadinha de Literatura que ocorre em articulação com o âmbito da Feira Literária de Passo Fundo, pensando sua relação com múltiplas textualidades e tecnologias.

No dia 31/08/2018, na mesa-redonda matutina, com mediação de Arlene Batista da Silva (UFES), os professores Gabriela Hessel da Silveira (UFRGS) e Cláudio Mourão (UFRGS) falarão, respectivamente, sobre humor e representação de surdos na literatura infantil em Libras e no processo de tradução entre Português/Libras. Na mesa-redonda noturna, que encerra o evento, com mediação de Paulo Roberto Sodré (UFES), a ilustradora e ativista Flavia Bomfim (Filex - BA) falará sobre o Festival da Ilustração e Literatura da Bahia e eu, Maria Amélia Dalvi (UFES), falarei sobre Literatura Infantil Indígena.

Nos dois dias de evento, no turno vespertino, haverá comunicações organizadas em 6 eixos temáticos de suma importância:

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL & TRADUÇÃO (Coord. Flávia Machado e Lucyenne Matos)

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: EDIÇÃO, ILUSTRAÇÃO, EDITORAÇÃO E REVISÃO (Coord. Fernanda Scopel Falcão e Nelson Martinelli Filho)

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, MEDIAÇÃO E ENSINO (Coord. Ana Carolina Galvão Marsiglia e Maria Amélia Dalvi)

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, POLÍTICAS & MERCADO (Coord. Eudma Poliana Medeiros Elisbon e Fabiana Curto Feitosa)

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS, DE CLASSE E GÊNERO (Coord. Camila DalviDébora Oyayomi Araujo e Rafaela Scardino)

LITERATURA INFANTIL, MÍDIAS E TECNOLOGIAS (Coord. Jorge Verly).

As inscrições para ouvintes são gratuitas e podem ser feitas antes do início do evento, na mesa de credenciamento.