NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS ORGANIZADORES DO III SEMINÁRIO FEDERALISMO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Compete às universidades produzir, debater, disseminar e às vezes guardar, com autonomia, criticidade, ética e liberdade, conhecimento historicamente produzido pela humanidade, na perspectiva de contribuir para a compreensão e transformação da realidade. No caso das universidades públicas, esse compromisso é ainda mais radical, pois exige uma atenção honesta às urgências da sociedade que lhes confere autonomia universitária, liberdade de cátedra e financiamento público para que funcionem independentemente de vicissitudes empresariais, midiáticas, religiosas e partidárias. Não é mistério para ninguém que o momento brasileiro requer, em todas as áreas do conhecimento e desde múltiplas perspectivas, reflexões sobre o futuro da democracia, que possibilitem tomadas de posição devidamente fundamentadas no conhecimento historicamente produzido pela humanidade.

O grupo de pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais, coordenado pelos professores doutores Gilda Cardoso de Araújo e Marcelo Lima (ambos atuantes no Centro de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES), é registrado e homologado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e tem como objetivo “analisar as relações entre a organização do Estado em contextos federativos e as políticas educacionais quanto à garantia e efetividade do direito à educação”. Já há muitos anos vem produzindo “artigos científicos, trabalhos, eventos e pesquisas cujo enfoque é a relação federativa na educação”, contribuindo, assim, de maneira substancial para a compreensão da complexa realidade brasileira. Neste 2018, por ocasião “dos 30 anos da Constituição Brasileira” e em face dos “desafios para a afirmação do Estado democrático de direito, do federalismo cooperativo e da educação como direito social de cidadania”, o grupo organiza a terceira edição do Seminário Federalismo e Políticas Públicas, tendo definido para todas as atividades do evento a seguinte questão norteadora: "Para onde vai a democracia?”.

Face a tudo isso, é impactante e revoltante que o material de divulgação do III Seminário Federalismo e Políticas Públicas tenha sido arrancado ou vandalizado nas dependências do Centro de Educação da UFES, local por excelência de formação dos profissionais da educação brasileira em diferentes cursos de licenciatura (Arte, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação do Campo, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Francês, Letras Inglês, Letras Italiano, Letras Português, Licenciatura Intercultural Indígena, Matemática, Música, Pedagogia, Química) e nos prédios ao redor. Essa atitude só reforça a urgência das questões que o evento pretende debater. Não é possível recuar diante de tamanha intolerância e violência, tanto material (pois foram destruídos materiais produzidos com financiamento público) quanto simbólica.

Por isso, o Grupo de Pesquisa “Literatura e Educação” repudia essa inaceitável forma de desrespeito, violência e intimidação e presta sua solidariedade ao Grupo de Pesquisa “Federalismo e Políticas Públicas” e aos organizadores do III Seminário Federalismo e Políticas Públicas. Além disso, endossa a convocação lançada pelo Grupo de Pesquisa “Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar” para que: 1) “[...] nos levantemos contra esse tipo de manifestação e que chamemos nossos estudantes, professores e técnicos à reflexão sobre o significado do conceito de democracia; sobre a história e seus inúmeros exemplos de massacres e crimes cometidos por intolerância e ódio; sobre o controle e a coerção cada vez mais presentes em nosso cotidiano, que buscam nos silenciar tanto na educação básica como no ensino superior”; e 2) nos comprometamos a “chamar em nossas aulas uma discussão, ainda que breve, sobre o futuro da democracia brasileira e, particularmente, universitária”.

Vitória, 29 de agosto de 2018.

Professora Maria Amélia Dalvi
Coordenadora