Eventos

O Grupo de Pesquisa Literatura e Educação realiza regularmente os seguintes eventos:

a) ENCONTROS DO GRUPO DE PESQUISA (semanais ou mensais)

Exceto por dificuldades de agenda, o grupo se reuniu semanalmente, de 2010/2 a 2014/1, sempre às 14h de terça-feira, no espaço da Ufes (campus Vitória), com a presença constante da coordenadora geral do grupo (professora Maria Amélia Dalvi) e dos bolsistas e voluntários de Iniciação Científica, além da presença de professores da educação básica, mestrandos e doutorandos. Para 2014/2, foi redefinido o calendário de encontros para um grande encontro mensal, com todos ou a maioria dos membros do grupo, sempre no sábado pela manhã, a partir das 9h - sempre esses encontros são divulgados na página do grupo. Em paralelo, acontecem encontros menores de orientação ou encontros com apenas alguns membros do grupo que possuem, entre si, afinidades temáticas ou teórico-metodológicas mais evidentes.

b) COLÓQUIOS DE LEITURA, LITERATURA E EDUCAÇÃO (semestrais, em diferentes cidades do ES, onde haja campus do Ifes e/ou da Ufes)

São eventos realizados em um único dia e sempre acontecem em diferentes cidades do estado do Espírito Santo; são realizados por meio de parceria entre professores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foram inicialmente idealizados por Camila Dalvi (Ifes) e Maria Amélia Dalvi (Ufes).

Em 2013/2, a primeira edição ocorreu em Piúma.

Em 2014/1, a segunda edição ocorreu em Alegre.

Em 2014/2, a terceira edição ocorreu em São Mateus.

Em 2015/1, a quarta edição ocorreu em Vitória.

c) JORNADAS DE LITERATURA E EDUCAÇÃO (bianuais, em diferentes Universidades do país)

São eventos com dois dias de duração, ocorrem a cada dois anos e são itinerantes.

A primeira edição ocorreu nos dias 23 e 24 de abril de 2012, em Vitória (ES), sob organização de Maria Amélia Dalvi (Ufes), Neide Luzia de Rezende (USP) e Rita Jover-Faleiros (na ocasião, na UnB; atualmente, na Unifesp).

A segunda edição ocorreu nos dias 04 e 05 de novembro de 2014, em Garulhos (SP), sob organização de Gabriela Rodella (USP), Francine Weisz (Unifesp), Maria Amélia Dalvi (Ufes), Neide Luzia de Rezende (USP) e Rita Jover-Faleiros (Unifesp).