Apresentação

O grupo, constituído por estudantes de graduação, mestrado, doutorado e por professores doutores, é interdisciplinar, aglutinando contribuições dos campos da Cultura, da Educação, da História, da Literatura etc. Dedica-se a estudos das relações entre livros, leitura, leitores e literatura, quer sejam ou não atravessadas pelas práticas de educação formal.

As perspectivas teórico-metodológicas privilegiadas são sócio-históricas e histórico-culturais. Toma como fontes: documentos oficiais e não oficiais; materiais escritos utilizados em práticas de educação formal e não-formal e em múltiplas práticas de leitura; fotografias; vídeos; entrevistas; diários de campo e outros, conforme as questões de investigação e os projetos em desenvolvimento por cada um de seus pesquisadores.

O grupo tem agendas fixas: uma vez por mês, normalmente em um sábado pela manhã, os membros do grupo se reúnem na Universidade Federal do Espírito Santo, que é a sede do grupo; semestralmente, realizam o Colóquio de Leitura, Literatura e Educação em um campus do Instituto Federal do Espírito Santo, que é parceiro do grupo; bianualmente, realizam a Jornada de Literatura e Educação, em diferentes universidades do país.

O projeto geral atual (também conhecido como "projeto guarda-chuva"), com previsão inicial de realização entre agosto de 2015 a julho de 2016, está disponível em anexo. Será, nesse período, coordenado pela professora Maria Amélia Dalvi.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910