Apresentação

O grupo foi criado em 2011, e é constituído por estudantes de graduação, mestrado, doutorado e por professores doutores. Interdisciplinar, aglutina contribuições dos campos da Cultura, da Educação, da Filosofia, da História, da Literatura. Dedica-se a estudos das relações entre livros, leitura, leitores e literatura, quer sejam ou não atravessadas pelas práticas de educação formal. A coordenação do grupo é exercida pelas professoras Arlene Batista da Silva (coordenadora adjunta) e Maria Amélia Dalvi (coordenadora geral).

As perspectivas teórico-metodológicas privilegiadas são variadas: nova história cultural; filosofia enunciativo-discursiva da linguagem; teoria crítica da sociedade; pedagogia histórico-crítica; e contribuições afins, conforme os objetos e questões de pesquisa. Frequentemente, o grupo toma como fontes: documentos oficiais; materiais utilizados em práticas de educação formal e não-formal e em múltiplas práticas de leitura e escrita; fotografias; vídeos; entrevistas orais ou escritas; questionários; diários de campo e outros, conforme as questões de investigação e os projetos em desenvolvimento por cada um de seus pesquisadores.

O grupo tem agendas fixas: semanalmente, os membros realizam encontros formativos do ponto de vista teórico-metodológico; uma vez por mês, normalmente em um sábado pela manhã, os membros do grupo se reúnem para discutir trabalhos em andamento; semestralmente, realizam o Colóquio de Leitura, Literatura e Educação em um campus do Instituto Federal do Espírito Santo, que é parceiro do grupo - ocasião quando compartilham com a comunidade externa os resultados de seu trabalho; bianualmente, realizam a Jornada de Literatura e Educação, em diferentes universidades do país, quando o grupo tem a oportunidade de dialogar face a face com seus pares, fora do Espírito Santo.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910